27 de agosto de 2025

Houses ensinam valores e desenvolvem lideranças

Enquanto se divertem nas aulas do Recreio LAB, as crianças estão aprendendo muito mais do que os conceitos de artes, ciências, robótica e inglês: elas estão aprendendo sobre valores, organização e desenvolvendo os espíritos de lideranças individuais. E esse aprendizado se dá por meio das atividades das houses. 

Ao chegarem ao Recreio LAB, as crianças são direcionadas, de acordo com as suas características pessoais e aptidões, para uma das quatro houses: Earth (Yellow), Fire (Red), Wind (Green) e Water (Blue). O sistema, inspirado nas tradicionais escolas britânicas, é muito mais do que uma simples divisão de grupos: é uma poderosa ferramenta de aprendizado, disciplina e formação de valores que representa a diversidade, o equilíbrio e a união entre os alunos.  

“Cada house é equilibrada de acordo com as competências das crianças e com igual número de meninos e meninas. Os professores também fazem parte, reforçando o sentimento de pertencimento e comunidade no Recreio LAB”, explica o diretor Daniel Reta. Segundo ele, casos de alunos irmãos ou primos, por exemplo, são incluídos na mesma house, em uma visão de futuro para fortalecer a tradição familiar e o vínculo entre as gerações.    

As houses promovem o espírito de fair play, ensinando às crianças que os adversários nas tarefas, jogos e atividades realizadas não são inimigos, mas companheiros de jornada. O respeito, a empatia e a colaboração são pilares fundamentais dessa vivência.

A estrutura organizacional das houses é um ponto forte. Cada uma tem um aluno líder, que assume papéis de responsabilidade sobre a equipe, lidera as atividades, organiza os eventos, representa o grupo em diferentes momentos e, principalmente, inspira seus colegas, desenvolvendo habilidades de liderança desde cedo.

“É um sistema muito forte. Todos as crianças se envolvem na organização das atividades, seguem a hierarquia; os maiores cuidam dos menores e assumem responsabilidades, em um grande ciclo de aprendizado e desenvolvimento pessoal”, explica Daniel.

Mensalmente, acontecem as lnterhouses, momentos de competição saudável e desafios que somam pontos ao longo do ano. As famílias são convidadas a participar das ações e a vestir as cores da sua house, promovendo a interação entre pais e filhos e fortalecendo o trabalho em equipe entre alunos, famílias e Recreio LAB.

Em dezembro, a house que tiver somado mais pontos nas interhouses será declarada a campeã do ano. Mas muito além do título e do troféu, os resultados celebram o esforço, o talento e o espírito de equipe, e, principalmente, todo o crescimento e aprendizado dos alunos.

** Essa matéria foi originalmente publicada na edição de abril, maio e junho do informativo Recreio em Foco. Clique aqui e acesse a publicação.